Diretora Técnica: Andreia Sanches

Coordenador das Disciplinas Olímpicas: João Pereira

 

A Ginástica Rítmica (GR) é uma disciplina olímpica essencialmente feminina que se caracteriza por combinar aspetos estéticos e artísticos através da realização de movimentos corporais, coordenados com o manejo dos aparelhos portáteis, que são: a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.

 

Os exercícios apresentam um elevado nível de dificuldade técnica e exigência física e são realizados fluentemente em harmonia com a música. Laffranchi (2005, p. 1) considera a GR como a perfeita combinação entre desporto e arte e descreve-a como “um desporto que visa não só o rendimento, mas também a produção de um espetáculo, que incorpora características da dança, da ginástica artística e de actividades desportivas de manipulação e que visa a combinação perfeita entre a música, o movimento corporal e o movimento dos aparelhos portáteis”.

 

A GR é uma disciplina que desenvolve determinadas capacidades motoras como a coordenação, a postura, o auto-controle, a flexibilidade, a força, a destreza, a resistência, o ritmo, a agilidade e o equilíbrio.

 

Existem dois tipos de competição na GR: individual e conjunto. Na competição individual, segundo regras da Federação Internacional de Ginástica, apenas quatro aparelhos são utilizados a cada ciclo olímpico, sendo a duração de cada exercício de 1’15” a 1’30.”

 

Os exercícios têm de ser realizados em cima de um praticável com as dimensões de 13m x 13m, sendo a altura mínima exigida de 8 metros.

 

Todas as saídas do praticável com um ou os dois pés ou com o apoio de qualquer outra parte do corpo para além dos limites regulamentares, tal como todas as saídas do aparelho do praticável, mesmo que volte por ele próprio, serão penalizadas.

 

Os conjuntos compostos por 5 ginastas executam obrigatoriamente dois exercícios diferentes, um com apenas um tipo de aparelho e outro com 2 tipos de aparelhos (ex: 10 maças; e 3 bolas e 2 fitas), com a duração de 2’15” a 2’30.”  Os conjuntos têm como característica típica “a participação de cada ginasta no trabalho de conjunto de forma homogénea e com espírito coletivo. A composição deve ser concebida de forma que a ideia de colaboração de todas as ginastas em todas as partes do exercício, seja bem visível.

 

O desempenho neste desporto está intimamente relacionado com o Código de Pontuação da Federação Internacional de Ginástica (FIG), que é atualizado a cada ciclo olímpico. As coreografias devem incluir todas as exigências especificadas no Código Internacional de Pontuação (CIP). São caracterizadas por uma ideia guia, realizada por um discurso motor unitário do início ao fim, com a utilização de todos os movimentos possíveis do corpo e do aparelho. Uma composição não deverá ser uma simples sucessão de dificuldades (FIG, 2013).

 

Em cada aparelho a ginasta é avaliada por um grupo de juízes dividida em dois grupos: um grupo que avalia a dificuldade e o outro que avalia a execução (falhas técnicas e artísticas)

 

Dificuldade (D):

- A dificuldade é avaliada de forma independente por 4 juízes.

- Por adição: média das duas notas intermédias + 2 juízes de referência nos Campeonatos do Mundo/Jogos Olímpicos e nos Jogos Multidesportos listados no ponto 4.11.4.1.A do Regulamento Técnico.

 

Execução (E):

Faltas de artístico

Faltas técnicas

4-5 Juízes.

5 juízes + 2 juízes de referência nos Campeonatos do Mundo/Jogos Olímpicos e nos Jogos Multidesportos listados no ponto 4.11.4.1.A do Regulamento Técnico.

Por dedução:

5 Juízes: média das 3 notas intermédias

4 juízes: média das 2 notas intermédias.

 

Curiosidades

 

A Ginástica Rítmica tem as suas origens na Europa e é uma das mais antigas formas de exercício de massas. O desenvolvimento deve-se a muitas figuras importantes que acreditaram e estudaram a importância de combinar a graciosidade das formas clássicas de dança com o desporto e o exercício.

Em meados dos anos 20, organizaram-se as primeiras competições na extinta União Soviética, ganhando popularidade nas escolas. No ano de 1942, o país organizou o primeiro torneio nacional, e pouco a pouco esta disciplina foi crescendo pelo Mundo.

Em 1961 a FIG reconheceu a Ginástica Rítmica como uma disciplina gímnica. O primeiro Campeonato do Mundo teve lugar em 1963, em Budapeste, Hungria. Quatro anos mais tarde, em Copenhaga (Dinamarca) foi introduzida a competição de conjuntos.

Em 1984 a GR atingiu o estatuto olímpico nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Os conjuntos foram integrados no programa Olímpico, em 1996,  nos Jogos Olímpicos de Atlanta.

 

 

Movimentos Básicos da G.R

 

Pivots

Saltos

Equilíbrios

Ondas

Pré-acrobáticos

 

Aparelhos da GR:

Corda

Arco

Bola

Maças

Fita

 

Consulte o Manual Técnico 2016-2017 da Disciplina: Manual  e o Código Adaptado 2017-2020.

Consulte os Eventos Sancionados FGP 2014-2015

Próximas competições

GR-Campeonato Nacional de Conjuntos-2017 08 de Julho, 2017 Lisboa

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