Diretor Técnico Nacional: Ricardo Lima

Coordenador das Disciplinas não Olímpicas: Bernardo Tomás

 

A Ginástica para Todos oferece uma enorme variedade de atividades adequadas a todos os géneros, grupos etários, com diferentes capacidades técnicas e ascendências culturais. É reconhecido que as atividades da Ginástica para todos contribuem para a saúde pessoal e bem-estar físico, social, intelectual e psicológico.

 

Os grandes objetivos dos eventos Ginástica para Todos atividades é a diversão, amizade, aptidão física, ginástica de base e pode envolver:

  • Ginástica com ou sem aparelho
  • Ginástica e Dança

 

Para a Federação Internacional de Ginástica a Ginástica para Todos é considerada a base de todas as disciplinas da ginástica, do movimento físico e das atividades desportivas de um modo geral.

 

Os atuais eventos nacionais da Ginástica para Todos são:

  • PORTUGALGYM – Gymnaestrada Nacional – É o expoente máximo da ginástica para todos, evento que está aberto a toda a família da Ginástica (federada ou não federada). Com uma participação média de 2500 inscritos de norte a sul do país, os diferentes grupos apresentam-se em praças e locais emblemáticos das cidades que acolhem o evento e invadem as suas ruas de alegria e música durante o dia inteiro.

A Gala Prof. Henrique Reis Pinto é o momento que todos querem assistir e que todos anseiam poder participar e que resume o melhor do que a ginástica nacional tem para mostrar.

 

  • SENIORGYM – Evento destinado à população sénior com mais de 50 anos, e que durante um dia experimentam outras atividades em workshops realizados por técnicos credenciados e que têm a oportunidade ainda de apresentarem a sua coreografia perante todos os restantes participantes e convidados. É um dia de convívio e de promoção da atividade física para a população sénior.

 

  • GYM FOR LIFE NACIONAL – Evento em que as classes, independentemente da disciplina, concorrem pela obtenção de uma Menção (Ouro, Prata ou Bronze). No final do concurso geral, todos os grupos que receberam Menção Ouro, voltam a concorrer entre eles para a obtenção da Menção Diamante, que é atribuído apenas a um grupo.

 

A nível internacional também existem eventos de referência, e nos quais Portugal tem uma forte participação tradicionalmente. Estes eventos são organizados pelas duas instituições que tutelam a Ginástica, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) e a União Europeia de Ginástica (UEG).

 

Eventos da Federação Internacional de Ginástica:

  • WORLD GYMNAESTRADA – É o maior evento internacional não competitivo, organizado a cada 4 anos, que permite a participação de todos os ginastas, de ambos os sexos, de todas as idades e de diferentes culturas. Durante uma semana os participantes podem realizar as suas apresentações para milhares de pessoas vindas de toda a parte do mundo. O programa da Gymnaestrada inclui Apresentações de Grandes Grupos (+ de 200 ginastas em estádios), Apresentações de Grupo (+ de 10 ginastas e pavilhão), Noites e Tardes Nacionais (espetáculos desenvolvidos pelas nações especificamente para a Gymnaestrada) e Gala FIG (participação de classes por convite). Os clubes poderão participar em apresentações de cidade que a organização poderá organizar em locais turísticos da cidade.

 

  • WORLD GYM FOR LIFE CHALLENGE – É o evento mais recente tutelado pela FIG e que acontece de 4 em 4 anos. Consiste num concurso internacional entre os grupo em que são avaliados por um conjunto de experts convidados e que avaliará todos os grupos nas menções Ouro, Prata e Bronze. Os grupos apresentam-se em concurso divididos nas seguintes categorias:
    • Ginástica e dança, pequeno grupo (menos de 20 ginastas)
    • Ginástica e dança, grande grupo (mais de 21 ginastas)
    • Ginástica com Aparelhos, pequeno grupo (menos de 20 ginastas)
    • Ginástica com Aparelhos, grande grupo (mais de 21 ginastas)

 

 

Eventos da União Europeia de Ginástica:

  • EUROGYM – O EUROGYM é um festival gímnico europeu para jovens, entre os 12 e os 18 anos de idade, que se realiza de dois em dois anos. Os ginastas inscritos têm a oportunidade de participar em workshops variados e de realizarem exibições em locais públicos escolhidos pela organização local. É um festival com uma participação média de 4000 inscritos e que promove o desporto de uma forma geral e a ginástica, com as mais diversas influências, em particular.

 

  • GOLDEN AGE GYM FESTIVAL – É um festival internacional europeu destinado a ginastas com mais de 50 anos de idade que acontece com a periodicidade de dois anos. Os grupos participantes terão a oportunidade de se exibir em palcos instalados em locais públicos e de participar em workshops de diferentes atividades desportivas e culturais. Para além da promoção de estilos de vida ativos este evento promove a partilha de experiências entre ginastas de diferentes nações e promove ainda a cultura e o turismo local.

Consulte o Manual Técnico de 2016-2017 da Disciplina.

Próximas competições

Sem eventos próximos

Ver agenda completa